sexta-feira, 20 de junho de 2008

Primeira parte do depoimento de uma neurocientista que passou por um derrame e transformou em nirvana. Vale ouvir e comentar.
http://www.youtube.com/watch?v=m0O0Il8Vn_g&eurl=http://www.institutodafelicidade.org.br/?pg=hemisferio-esq-lesado

Segunda parte, interessante o aprendizado que ela viveu e oferece agora.
http://www.youtube.com/watch?v=thWwpYNN3-A&feature=related

sábado, 17 de maio de 2008

Queridos Todos!!!
Este espaço fala de saúde de uma forma ampla, das experiências, renovações, oposições e discussões em geral de atos e fatos que me acompanham ao longo da vida. Recebo a todos que queiram conhecer e compartilhar desta história.

terça-feira, 1 de abril de 2008

ENFERMAGEM

ENFERMAGEM
Enfermagem é a arte de cuidar e também uma ciência cuja essência e especificidade é o cuidado ao ser humano, individualmente, na família ou em comunidade de modo integral e holístico, desenvolvendo de forma autônoma ou em equipe atividades de promoção e proteção da saúde e prevenção e recuperação de doenças.
O conhecimento que fundamenta o cuidado de enfermagem deve ser construído na intersecção entre a filosofia, que responde à grande questão existencial do homem, a ciência e tecnologia, tendo a lógica formal como responsável pela correção normativa e a ética, numa abordagem epistemológica efetivamente comprometida com a emancipação humana e evolução das sociedades.
Como profissão, o enfermeiro é um profissional de nível superior da área da saúde, responsável inicialmente pela promoção, prevenção e na recuperação da saúde dos indivíduos, dentro de sua comunidade. O enfermeiro é um profissional preparado para atuar em todas as áreas da saúde: assistencial, administrativa e gerencial. Dentro da enfermagem, entretanto encontramos o auxiliar de enfermagem (nível fundamental) e o técnico de enfermagem (nível médio). Ambos são confundidos com o enfermeiro, mas são profissões distintas, possuíndo funções específicas. No entanto existem países, (ex:Portugal) onde não existem estas subdivisões.O Enfermeiro de cuidados gerais exerce todas as funções enerentes ao seu cargo, previsto na carreira de enfermagem, não existindo desta forma duvidas quanto á função de cada elemento da equipa multidisciplinar.
Prestam assistência ao paciente ou cliente em clínicas, hospitais, ambulatórios, empresas de grande porte, transportes aéreos, navios, postos de saúde e em domicílio, realizando atendimento de enfermagem; coordenam e auditam serviços de enfermagem, implementam ações para a promoção da saúde junto à comunidade.

PROGRAMA DE SAÚDE DA FAMÍLIA
Na última década foi aberto aos profissionais de enfermagem um amplo campo de trabalho com a criação do Programa Saúde da Família (PSF). Em decorrência deste novo espaço e da necessidade de profissionais qualificados para desenvolver atividade neste programa, estão sendo criados cursos de Especialização em Saúde da Família, dos quais o enfermeiro recebe o título de especialista em Saúde da Família.
Espera-se legislar brevemente a figura do Enfermeiro da Família, que será o Enfermeiro, que, exercendo funções ao nível dos cuidados de saúde primários, tem a si atribuídas, de trezentas famílias (de acordo com a orientação da Organização Mundial de Saúde) seiscentas a oitocentas famílias (três mil indivíduos), acompanhando estas famílias ao longo de todo o seu ciclo vital.
Quem espera encontrar na enfermagem apenas uma profissão "submissa" aos desejos dos médicos poderá se decepcionar! Atualmente a enfermagem é uma das poucas profissões da área da saúde que pode mesclar o "humano com o científico", pois além de cuidar do paciente quando está enfermo, a enfermagem atua na prevenção de doenças e na produção de pesquisas para evitar que as mesmas acometam indivíduos, pre-dispostos ou não.
Obtido em "http://pt.wikipedia.org/wiki/Enfermagem"

quarta-feira, 26 de março de 2008

Caminhada Profissional

A terapeuta
IDA ZASLAVSKY, 43 anos, graduou-se em Enfermagem pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, em 1989, e é massoterapeuta desde 1994, com training em Trabalho Corporal de Bioenergética com Ralph Viana. Reside e trabalha em Florianópolis desde 1992. Fazem parte de sua formação cursos em Junções Bioenergéticas, com Gilberto Gaertner (2002); Florais de Bach, com Telma Lília Mariasck (1999); Vozterapia, com Sônia Prazeres (1997); Pratictioner em PNL, com Cleber Saffi (1995); Grupo de Estudos do livro “Um Curso em Milagres” (de 1994 até 1999); Workshop em Massagem Bioenergética Reichiana, com Ralph Viana, Reflexologia no CIEPH - Centro Integrado de Estudos e Pesquisas do Homem - e Curso de Massagem Estética e Relaxante no SENAC, com Beatriz de Patta (1992).

Experiência profissional e como voluntária

IDA ZASLAVSKY iniciou sua vida profissional na área da saúde em 1982, como auxiliar de enfermagem na Secretaria da Saúde do Rio Grande do Sul, nos setores de vacinação, tuberculose, cardiologia, Hospital São Lucas da PUC – UTI adultos. Depois de graduada em nível superior como enfermeira, trabalhou no Hospital de Clínicas de Porto Alegre (RS) – Emergência Pediátrica, Geral e Cirúrgica e Obstétrica, bem como no Hospital Celso Ramos (SC) – Emergência.

Desde 1992 dedica atenção às atividades pessoais e profissionais dentro de uma visão integral do ser humano, levando em conta seus aspectos físicos, mentais, emocionais, processos energéticos e espirituais, onde associa sua sensibilidade, intuição e delicadeza à experiências de melhorias corporais através da massagem e exercícios da bioenergética. Atuou como professora no Curso Básico de Massoterapia do CIEPH e do CAPC – Centro de Apoio ao Paciente com Câncer, em Florianópolis. Por cinco anos consecutivos foi voluntária do CAPC, onde realizou atividade terapêutica de massagem bioenergética.
Por onze anos foi responsável, em Florianópolis, pela organização do Training/Formação em Trabalho Corporal Bioenergético com Ralph Viana, além de participar em outros eventos na área de Enfermagem e Terapias Corporais. Periodicamente também apresenta trabalhos e oficinas em Congressos e Eventos de Terapias Naturais.

Atividades terapêuticas que oferece

Atualmente IDA ZASLAVSKY foca suas atividades nas seguintes opções terapêuticas:

- Trabalho Corporal de Bioenergética, utilizando a Massagem Reichiana associada a outros mapeamentos em massagens e exercícios da Bioenergética – Toques dos Quatro Elementos, movimentos de Crânio-sacral, Intervenções em Massagem da Biossíntese, Reiki e outras mais sutis.

- Tratamento com Auto-Hemoterapia: técnica de estimulação do sistema imunológico através da retirada de sangue da veia e aplicação imediata intramuscular do sangue na própria pessoa.


- Oficinas de pequenos grupos com prática de exercícios de Automassagem e orientação aos cuidados de saúde, bem-estar e qualidade de vida.

- Coordenação dos Grupos do Training/Formação em Massagens Bioenergéticas e Trabalhos Corporais Bioenergéticos (Massagens, Leitura Corporal e Exercícios), ministrados por Ralph Viana em Florianópolis, de 1993 até 2007.

terça-feira, 25 de março de 2008

AUTO-HEMOTERAPIA

Há mais de 15 anos conheci esse tratamento, utilizei no meu cuidado de saúde com muitos benefícios de abrandamento e prevenção de agravos. Foi então que passei a oferecer na minha atividade profissional com uma experiência comprovadamente gratificante para quem faz e para quem recebe o tratamento.
http://www.campanhaauto-hemoterapia.blogspot.com/

segunda-feira, 24 de março de 2008

A Espiritualidade do Contato

http://www.calatonia.net/espiritu.html

Acumulador de Orgone

http://f1.grp.yahoofs.com/v1/MPrnR122SCDQE5CNqi9ORt6lR6Gg1rnjiqj9WuSJxaCD7W68bg0mUgdNJCUapt78VCLpEaGOMX9g29HB7LhpEIaF78ndmQ/Acumulador_Orgone.pdf

Mandalas - Imagens que limpam a Mente











Wilhelm Reich no início do século XX postulou a existência de uma energia cósmica muito semelhante à energia Chi dos chineses batizando-a de orgônica.
"Reich considerava que o conceito freudiano de "libido" expressava uma energia real que flui no organismo e é organizada segundo leis que se aplicam à estrutura de caráter do paciente, de acordo com uma economia tal que o sistema permite liberar ou conter montantes dessa energia. Reich postulou que os bloqueios de sensação ou sentimento aparecem desde o início da vida para serem evitadas punições ou atitudes de rejeição por parte dos pais contra a criança, sendo realmente constituídos por enrijecimentos musculares que regulam o fluxo das sensações e sentimentos.

AUTO-HEMOTERAPIA

AUTO-HEMOTERAPIA
ESTIMULAÇÃO DO SISTEMA IMUNOLÓGICO

Existem muitas evidências de que o Sistema Imunológico desempenha um papel importante no desenvolvimento de tumores. Estando fortalecido o suficiente pode diminuir ou eliminar as células anormais do organismo; estando enfraquecido pode favorecer o crescimento do tumor, já que o corpo está com a resposta imunológica deficiente.
Inúmeras pesquisas indicam que o estresse e situações de fortes tensões em nossas vida afetam a ação do nosso sistema imunológico (sistema de defesa natural do corpo que reconhece, contém e destrói agressores ou células anormais), o que predispõe algumas pessoas à doença e outras não.
Segundo Carl Simonton, um dos maiores e mais famosos pesquisadores de tratamento para câncer, autor do livro "Com a Vida de Novo", “...nossa descrição da regressão do câncer assinala dois caminhos para a cura: ou um aumento da atividade imunológica ou uma regressão das células anormais (...). A atitude da medicina tem sido a de atacar as células anormais através da radioterapia ou quimioterapia, a cirurgia também é um recurso utilizado.
Esses tratamentos, além de serem necessários, costumam ser muito estressantes (física e emocionalmente) e assustadores para quem os necessita, devido a todo o contexto de vida em que a pessoa se vê envolvida”.
O outro caminho que Simonton sugere – e que é a base de seu fantástico método de combate ao câncer, descrito no livro - é o aumento da atividade imunológica, sem interrupção do tratamento convencional, através de vários métodos e procedimentos.
A utilização da Autohemoterapia, simultaneamente ao tratamento prescrito, é uma indicação para as pessoas em tratamento com substâncias quimioterápicas, coquetéis ou medicamentos imunossupressores, que alem de atacarem o agente agressor do organismo, destroem junto as células de imunidade. Ao estimular o sistema imunológico estamos restaurando o funcionamento natural e, junto, criando condições para que o tumor regrida, pela ação conjunta do tratamento usado e pelo aumento das defesas naturais do corpo.

In memorian da nossa amada, grande amiga e querida irmã Regina Z.B. por todo ensinamento, amor e coragem em todos os tempos.

Massagem Bioenergética

Massagem Bioenergética

Revitalização pelo movimento energético

Determinados tipos de alimentos que ingerimos, bem como a forma “atropelada” como vivemos o nosso dia a dia, são ótimos convites ao stress e à tão comum ansiedade. Além disso, acarretam um aumento na produção de toxinas, que vão se acumulando no organismo, provocando uma deficiência na oxigenação de células, tecidos e órgãos (pele, pulmões, fígado, rins, etc.). As conseqüências são diversos sintomas físicos, emocionais e mentais que fazem com que nosso potencial criativo/energético fique diminuído, perturbando o nosso funcionamento geral.
A proposta de Trabalho Corporal de Bioenergética pode oferecer ajuda tanto no processo direto de trabalhar nas tensões de cada pessoa, como no encorajamento do que cada um de nós pode fazer por si mesmo no cuidado diário de nossa energia vital, em contato com nossas tensões e aprendendo a mobilizá-las e soltá-las. A prática regular de exercícios de bioenergética oferece benefícios ao nosso dia-a-dia, no decorrer do tempo, o que nos torna mais assertivos na compreensão e encaminhamento de nossas experiências pessoais.
Utilizando massagens, exercícios respiratórios e movimentos corporais/expressivos para aumentar a carga energética e liberar a energia contida sob a forma de tensões que “apertam” o fluxo da energia, abrirmos um espaço para sair desse círculo vicioso. Isto acarreta um conjunto de benefícios: relaxamento da musculatura, que fica mais alongada; um aumento da capacidade pulmonar, melhorando a respiração e a circulação de energia nas áreas contraídas; melhora do humor; maior clareza mental; segurança e autoconfiança. Ou seja, um incremento expansivo na saúde e qualidade de vida.


IDA ZASLAVSKY
Enfermeira (COREN-SC 47446) Massoterapeuta Bioenergética
*Atendimento individual
*Pequenos grupos de Exercícios de Bioenergética, Respiração e Relaxamento

3334-2684 ou 8421-1733
idazas@pop.com.br
Alguns exercícios da Análise Bioenergética:
1- EXERCÍCIO BÁSICO DE VIBRAÇÃO (GROUNDING) Fique em pé com os pés separados cerca de 25 cm. Incline-se à frente tocando o chão com os dedos das duas mãos, como na figura. Os joelhos devem estar ligeiramente dobrados. Não deve haver peso algum nas mãos; todo o peso do corpo deve cair nos pés. Deixe a cabeça pendurada o máximo possível. Respire vagarosamente e profundamente pela boca. Deixe seu corpo ir para frente, de modo que ele caia no peito do pé. Os calcanhares podem ficar um pouco erguidos. Estique o joelho devagar até que os músculos posteriores das pernas estejam esticados. Isso não significa, entretanto que os joelhos devam ficar totalmente esticados. Permaneça nesta posição cerca de um minuto.
2- O FIO DE LÓTUS (GROUNDING INVERTIDO) Ponha toda a sua atenção no nervo, delicado como o fio de Lótus, no centro da sua espinha dorsal. Transforme-se neste fio.
3- EXERCÍCIO DO ARCOFique de pé com os pés separados 40 cm. Agora coloque ambos os punhos fechados com os polegares voltados para cima, na linha da cintura. Dobre os joelhos tanto quanto puder sem levantar os calcanhares do chão. Arqueie-se para trás, dobre seus punhos, mas preste atenção para que o peso do corpo continue sobre o peito dos pés. Faça respiração abdominal profunda. Volte ao exercício anterior - básico de vibração. É muito mais fácil conseguir a vibração das pernas partindo da posição do arco.
4- MOBILIZAR-SE (Alongar e Espichar) Tome a posição inicial e levante os braços na vertical, por cima da cabeça. Entrelace os dedos de ambas as mãos, com as palmas viradas para o teto. Comece empurrando uma das mãos para cima até você sentir uma rígida distensão na região abdominal. Segure durante algum tempo, e depois relaxe. Faça também com a outra mão. Enquanto faz o exercício, respire profundamente e ao expirar faça um som "a" prolongado.
5- MOBILIZAR-SE (Sacudir e dar Socos) Sacuda todo seu corpo com movimentos vigorosos, sem se preocupar se são coordenados. Comece com as mãos, braços e ombros e deixe que as sacudidas tomem conta do tórax. Depois inclua a pélvis e as nádegas nos movimentos, como se alguém o estivesse segurando pelos quadris e você quisesse desvencilhar-se. Enquanto isso desfira socos e movimente seu rosto vigorosamente. Acompanhe as sacudidas e os socos com sons.
6- EXPRESSAR AGRESSIVIDADELevantar os braços bem para trás e depois bater com toda força por entre as pernas.
7- TIRAR A MÁSCARARelaxe o rosto. Coloque as pontas dos dedos de uma mão na testa, logo acima das sobrancelhas. A outra mão deve ser colocada com a superfície interna atravessada sobre o dorso do nariz e os ossos molares. Puxe ao mesmo tempo, ambas as mãos, separando-as e fazendo uma pressão sensível sobre a pele do rosto.
8- CÉU E TERRAEste exercício ajuda a relaxar tensões acumuladas no abdômen, distúrbios menstruais, da próstata ou função digestiva reduzida. Deitado, puxe os joelhos para junto do peito e estique as pernas separadas, na distância da largura dos quadris, na vertical, para o alto, e vire as plantas dos pés para o teto. Os joelhos permanecem flexionados. Agora pressione os calcanhares para cima, fazendo com que os dedos dos pés apontem em direção ao rosto.

Do Eu para o Todo

RESPIRARTE
UM TOQUE INTERIOR




Através do toque estamos canalizando a energia vital em cada ser humano. Quando tocamos uma pessoa estamos possibilitando que ela entre em contato com as sensações de seu próprio corpo/mente, despertando para suas emoções (consciente ou inconsciente) nas relações consigo e com os outros.
Partindo deste princípio, podemos falar da massagem como uma das diversas maneiras de expansão dirigidas ao auto-conhecimento e amor-próprio, pois, independente da técnica utilizada, o massageado é levado a entrar em contato com sua essência, enraizando e direcionando a atenção de seu pensamento e sentimento para a consciência de si.
Ao mergulharmos em nós mesmos, em busca de identificação, estamos atuando no processo de auto-cura, fazendo com que cada vez mais sejamos responsáveis por nossas atitudes. A força da intenção vai refletir no desenvolvimento individual de confiança para gerar um maior grau de equilíbrio entre o indivíduo, suas escolhas e o ambiente.
Sendo assim, entre um leque de possibilidades escolhi o caminho da Massagem Bioenergética, acreditando estar mais próxima da livre expressão de minha forma de ser.


IDA ZASLAVSKY
ENFERMEIRA E MASSOTERAPEUTA BIOENERGÉTICA
ATENDIMENTO INDIVIDUAL E PEQUENOS GRUPOS
CONTATOS: (48) 3334-2684 OU 8421-1733
idazas@pop.com.br



OBJETIVOS:
Desbloquear tensões musculares e emocionais estagnadas.
Conectar-nos com nossa sensibilidade criativa e potencial expressivo e intuitivo.
Recuperar nosso instinto sensorial (visão, sabor, olfato, audição e toque) e sexualidade.
Melhorar o humor.
Sintonizar com nossas próprias sensações e atitudes.
Perceber o outro e compreender os outros e o ambiente ao redor.
Descobrir aspectos ainda não desenvolvidos de nossa personalidade.
Transcender condutas cotidianas mecanizadas.




PARA TODA PESSOA INTERESSADA POR RELAXAR, DESCOBRIR E MOBILIZAR SEU POTENCIAL CRIATIVO.

Um pouco da vida e obra de Alexander Lowen



Um pouco da vida e obra de Alexander Lowen

Renata Philadelpho Azevedo

Alexander Lowen é ele próprio, o melhor cartão de visitas de sua criação: a Análise Bioenergética. Em 1989 quando esteve no Brasil, Lowen nos surpreendeu com sua alegria de viver e vitalidade. Acompanhei-o por exemplo, a um passeio ao Corcovado e fui testemunha de sua maneira leve e ágil de deslizar por aqueles inúmeros degraus e ainda os esperar no topo, a nós 40 anos mais jovens! Tal condição é conseguida graças a integridade e coerência com seu próprio trabalho, junto com a disciplina de fazer diariamente os exercícios que recomenda.
Completando 85 anos Lowen está deixando a presidência do International Institute for Bioenergetic Analysis (IIBA), que fundou em 1953 quando começou a desenvolver especificamente a sua proposta terapêutica. Hoje o instituto tem 46 sociedades filiadas pela Europa, América do Norte, América do Sul e Nova Zelândia. No Brasil encontramos filiações, todas desenvolvendo cursos de formação para profissionais, em São Paulo, Salvador, Blumenau e Rio de Janeiro.
Advogado, casado e pai de dois filhos, Lowen conheceu Wilhelm Reich logo que este chegou aos EUA em 1940. Interessou-se por suas idéias, principalmente as que relacionavam o corpo e a mente e a sua abordagem econômica do problema da histeria. Tornou-se cliente de Reich. Quando resolveu se aprofundar e trabalhar com a Análise do Caráter Lowen foi para a Europa e se formou em medicina.
Começando a clinicar Lowen sentiu necessidade de ampliar o alvo terapêutico reichiano da potência orgástica. Desde seu próprio tratamento com Reich ele conseguiu alcançar o reflexo orgástico no consultório mas, não o reproduzia satisfatoriamente na vida fora do consultório. Na busca desta ampliação Lowen criou a própria originalidade de seu trabalho. A meta terapêutica da Análise Bioenergética inclui outras marcas de saúde além da potência orgástica: a vitalidade do organismo e sua qualidade de vida.
Corporalmente Lowen enfoca a liberação dos bloqueios energéticos, trabalhando com a respiração e com movimentos que permitam a livre expressão emocional, para então integrá-la à vida e à história pessoal através do fundamental trabalho analítico que acompanha todo o processo terapêutico. Lowen afirma categoricamente essa necessidade de se trabalhar tanto a nível corporal quanto à nível verbal; precisamos das duas pernas para caminharmos.
O trabalho loweniano é apoiado em três pontos: o primeiro é a autoconsciência, sentir-se com suas sensações e sentimentos; o segundo é a expressão desses sentimentos: a autoexpressão e finalmente a integração de ambos através da auto possessão.
Na trajetória da Análise Bioenergética dois conceitos se constituíram como fundamentais: o grounding e o surrender. O primeiro quer dizer enraizamento, é a autosustentação que aponta para a necessidade de uma verdadeira troca energética entre o corpo humano e a terra que o sustenta. O segundo conceito, surrender, significa uma profunda entrega a si mesmo, um profundo relaxamento dos processos defensivos arraigados no organismo e que mantendo a situação traumática impedem a vital pulsação do organismo. O caminho da doença à saúde passa de uma arcaica re-ação à real ação, da rendição à redenção.
Um terceiro conceito, mais recente é o da graciosidade, e está relacionado para Lowen com a espiritualidade. Nos animais livres encontramos uma graça em seus movimentos, uma suavidade flexível que nos encanta como se um pêndulo de energia viva pulsasse dos olhos aos pés. Essa pulsação graciosa circulando provoca sensações, sentimentos e emoções, promovendo o profundo contato com o próprio organismo e com o meio que o cerca.
Lowen também é um exímio escritor, tendo uma vasta bibliografia, a maioria já traduzida para o português, além de várias cartas e textos. Alguns de seus artigos e conferências internacionais foram publicados pelo The Jornal, órgão oficial do IIBA. Podemos esquematizar a obra loweniana em três grupos:
Primeiramente os livros que possibilitam uma visão mais ampla e didática da Análise Bioenergética: O Corpo em Terapia (1958) Summus Ed., Bioenergética (1975) Summus Ed. e Exercícios de Bioenergética (1977) Ágora Ed.. Neste último, escrito com sua mulher Leslie, Lowen demostra especificamente seu trabalho corporal, na forma de exercícios, descrevendo-os com figuras e esquemas, incentivando a prática pessoal.
No segundo grupo Lowen apresenta sua concepção nosografica e terapêutica. Ele aprofunda as dinâmicas psicológicas e corporais de algumas estruturas caracterológicas desenvolvendo as correspondentes técnicas terapêuticas. São eles: Amor e Orgasmo (1965) Summus Ed. abordando o caráter rígido; O Corpo Traído (1967) Summus Ed. sobre o caráter esquizóide; Prazer (1970) Summus Ed. a questão do caráter masoquista; O Corpo em Depressão (1975) Summus Ed. estudando o caráter oral; Medo da Vida (1980) Summus Ed. enfocando o caráter histérico e Narcisismo (1983) Cultrix desenvolvendo a temática do título.
O último grupo de suas obras aprofunda com sutileza e sabedoria alguns temas universais. A relação entre o amor e a sexualidade apesar de abordados por Lowen em vários momentos, foi enfocado especificamente em Amor, Sexo e seu Coração (1988) Summus Ed., nele o tema do bloqueio energético do coração e sua dissociação da sexualidade é relacionada aos problemas cardíacos. Na obra a Espiritualidade do Corpo (1990) Cultrix, Lowen através do enfoque da graciosidade, relacionado ao estado da graça, percorre seus conceitos anteriores. Em Joy the Surrender to the Body and to Life (1995) Peguim /Arkana sua última obra recém lançada nos EUA, Lowen retoma a alegria do brincar, onde a graça de fazer graça é resgatada no processo terapêutico.
Novembro de 1996

Renata Philadelpho Azevedo, Psicóloga. Psicoterapeuta Corporal.Professora, Coordenadora e Diretora de Formação da SABERJ - Sociedade de Análise Bioenergética do Rio de Janeiro.Conduz grupos de Meditação, Healing e Cabala.